http://thecutestblogontheblock.com/backgrounds/paisley-sweetheart

sábado, 6 de novembro de 2010

Como organizar o quarto



http://www.portaltudoaqui.com.br/
 
Quem sofre de algum distúrbio do sono já deve ter ouvido falar que um quarto limpo e organizado ajuda a relaxar na hora de dormir. Mesmo para quem dorme feito um bebê, manter o quarto com tudo em ordem transmite uma sensação de conforto e bem estar todas as noites, quando precisamos descansar. Não é difícil manter a organização no cômodo mais pessoal da casa, basta seguir as dicas abaixo:

- Comece retirando do quarto todos os objetos que pertencem a outro lugar da casa: copos e louça suja vão para a cozinha. Pacotes vazios de biscoitos e chocolates, para o lixo. Contas e demais papéis, para as pastas de contas ou de documentos. Vasculhe cada canto: embaixo da cama, atrás do criado-mudo e em cima da cômoda.

- Aprenda a “entender” a razão da bagunça através do que retirar do cômodo: se tiver muita roupa suja espalhada pelo chão, é sinal de que precisa de um cesto para este fim no banheiro mais próximo. Se tiver vários papeizinhos, bilhetes de estacionamento e moedas (basicamente o que se tira dos bolsos no fim do dia), coloque uma cestinha charmosa perto da entrada. Ao entrar em casa, esvazie os bolsos e, antes de sair, pegue o que precisar: tudo estará na “cesta da bagunça organizada”.

- Com o quarto livre de um monte de entulho, limpe-o bem: tire o pó, limpe o chão e as janelas. Ventiladores de teto e luminárias também devem ser limpos, pois acumulam muita poeira, piorando a qualidade do ar. 

- O armário, a cômoda e o criado-mudo devem ser organizados, cada um de uma vez. Doe o que não couber mais em você ou estiver fora de moda. Jogue no lixo o que não tem mais conserto e separe o que você quer levar para uma costureira. Programe-se para levar à costureira e à instituição de caridade, senão vai acabar acumulando mais entulho.

- Avalie se os móveis que possui no quarto não estão ocupando mais espaço do que deveriam. Às vezes, compramos o “conjunto de mobília” sem avaliar o espaço disponível no cômodo.  Se a cômoda estiver atrapalhando a passagem, veja se não tem outro lugar da casa onde ela poderá ficar, como na entrada, por exemplo. Ter espaço livre para circular também faz parte da organização de um cômodo.
- Aproveite o espaço que possui da melhor maneira usando a criatividade: se estiver precisando de mais gavetas, pendure o que puder nas paredes ou na parte de dentro da porta do armário: colares, echarpes, lenços, bolsas etc. Móveis com mais de uma função também ajudam a otimizar o espaço: uma cabeceira de cama que possui estante para livros ou um baú com uma almofada em cima também serve como banco.

- A área embaixo da cama também é útil como um espaço de armazenamento: guarde edredons, travesseiros extras ou as roupas de outra estação em caixas organizadoras. Algumas camas já possuem gavetões embaixo: aproveite para guardar o que ocupa muito espaço no armário.

- No criado-mudo, deixe apenas a revista ou livro que estiver lendo no momento, um abajur e um rádio-relógio. Se tiver espaço, um porta-retrato. Mais do que isso é desnecessário.

- Adquira o hábito de arrumar a cama todos os dias, ao levantar. Essa atividade não deve levar mais de 1 minuto. Se você levar, é porque tem almofadas demais enfeitando a cama, então elimine o que puder. A cama deve ser convidativa para você recarregar as energias e não dar mais trabalho a você!

- Outro hábito importante: virar o colchão. Anote na sua agenda ou na porta da geladeira para virar o colchão assim que começar cada estação: vire tanto do pé para a cabeça, como de um lado para o outro. Confirme se no manual do seu colchão tem alguma recomendação quanto a isso.

- Esta dica é universal, vale para todo o tipo de organização: cada objeto tem que ter a sua “casa”, ou seja, um lugar específico. Por exemplo, se você gosta de guardar seus óculos escuros em uma gaveta, determine qual gaveta será e guarde-os sempre ali. Assim, eles não se perderão pela casa ou em alguma das suas bolsas, nem você perderá preciosos minutos procurando por eles todos os dias.

- Uma boa iluminação ajuda a manter a serenidade que o quarto precisa. Se o local é para descansar, não tem necessidade de uma iluminação forte. Coloque um abajur perto de onde costuma ler e verá como a sensação de conforto será maior com uma iluminação mais indireta.

Agora que o seu quarto virou um oásis na sua casa, sonhe com os anjos e nada de ter pesadelos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário