http://thecutestblogontheblock.com/backgrounds/paisley-sweetheart

terça-feira, 16 de abril de 2013

Organizando a saúde da família

Eu gosto de fazer um checkup na saúde todo ano, mesmo sendo uma pessoa saudável. Tenho hábitos alimentares saudáveis, pratico exercícios, não fumo, enfim, tento seguir as regrinhas dos médicos para manter minha saúde em dia e viver bastante - e bem! Não só porque os médicos mandam, mas para me sentir saudável. Acredite, é muito gostoso saber que você está com a saúde de alguém 10 anos mais novo - ou mais! Acho que todo mundo pode se adaptar a novos hábitos, basta querer. É triste quando alguém precisar mudar a alimentação ou parar de fumar por causa de um problema de saúde. Não é muito mais fácil ir mudando aos poucos do que precisar sofrer o susto e a dor de uma doença?

Aqui em casa, marco as consultas médicas e exames para mim e meu marido e vi a necessidade de manter uma lista com as informações necessárias na hora de marcá-las. É importante reunir em um só lugar dados dos médicos, como endereço e telefone, e dados do plano de saúde, como número da carteirinha e telefones de contato. A parte mais chata para mim é a pesquisa dos médicos de cada especialidade. Não vou a médicos sem indicação de alguém confiável ou sem pesquisar na internet seu nome, CRM, etc. A gente vê tanto absurdo nos noticiários envolvendo médicos falsos e sem capacitação que prefiro fazer esse trabalho de pesquisa e ter a certeza que estou indo em um profissional confiável.

Assim, vou montando uma lista feita no word com os nomes, endereços e telefones de cada médico, separado por especialidade. Uma informação muito importante e que mantenho no início da lista é em relação a emergências. Coloco em vermelho o nome, endereço e telefone de, pelo menos, 2 hospitais que atendem emergências perto da minha casa. Vale até colocar dados de referência para não errar o caminho na hora da pressa. Também tenho dados dos laboratórios para os exames. Tenho sempre duas opções, no caso de um não realizar um exame específico ou coberto pelo plano de saúde. E laboratórios precisam ser perto de casa - imagina ter que enfrentar trânsito ou pegar mais de uma condução para fazer exame em jejum logo cedo? Acaba com o humor de qualquer um... O plano de saúde também tem informações importantes que são pedidas na hora de marcar exames: número da carteirinha, CPF e tipo do plano. Os telefones de contato e o endereço do site também constam na minha lista.

Depois que a lista estiver pronta, imprima e coloque-a em um local onde todos possam vê-la, como na porta da geladeira, no mural com informações da família ou perto do telefone. Mostre a todos da casa o que consta na lista, principalmente os hospitais de emergência.

Essa não é uma boa solução para manter a saúde de todos em ordem?

Nenhum comentário:

Postar um comentário