http://thecutestblogontheblock.com/backgrounds/paisley-sweetheart

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Organizando documentos para o Imposto de Renda

foxesandrobbers.blogspot.com.br

É, eu sei que o prazo para declarar o imposto de renda já passou, mas esse post é sobre organizar os documentos necessários para a declaração, uma tarefa que precisamos fazer todos os anos, então já estou pensando na declaração do ano que vem! ;)

Se você é daqueles que deixam para fazer a declaração nos últimos dias (todos os anos, mais da metade dos contribuintes declara nas 2 últimas semanas, segundo dados da Receita Federal) e perde horas tentando achar comprovantes que podem ser deduzidos do imposto, mas não consegue encontrar todos, que tal começar a mudar esse período de estresse anual?

Com uma rápida pesquisa no Google, é possível descobrir quais documentos podem ser utilizados para dedução do imposto. Ou, se você tem um contador, pergunte a ele o que você pode ir guardando desde já para deduzir no imposto do ano que vem. Depois, separe um envelope e vá guardando ali todos os recibos para a declaração. Cole uma etiqueta escrito "Documentos para Imposto de Renda 2013" e guarde em um lugar que possa ver o tempo todo para não esquecer. Se tiver uma escrivaninha, deixe em uma das gavetas, por exemplo. Se você e seu companheiro fazem a declaração separadamente, cada um escreve o próprio nome na etiqueta para não confundir qual envelope é de quem.

Mesmo estando já no final de maio, é melhor começar agora a guardar os comprovantes dos próximos 7 meses e procurar, com calma, os dos primeiros meses do ano, do que deixar pra procurar, com pressa, os documentos de um ano inteiro! Quando chegar o prazo da declaração, basta abrir o envelope, ou então, enviar o envelope para o contador logo nas primeiras semanas do novo ano. Simples, não? Com certeza você será um dos primeiros clientes a ter a declaração entregue e, se for receber restituição, será nos primeiros lotes liberados. E lembre-se: quando começar janeiro, separe um novo envelope para o novo ano!

Não é fácil se livrar dessa preocupação de todos os anos? Comece logo!

Bom final de semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário