http://thecutestblogontheblock.com/backgrounds/paisley-sweetheart

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Como organizar senhas



As senhas se tornaram parte da nossa vida desde que a tecnologia começou a dominar nosso dia-a-dia. Até há pouco tempo atrás só precisávamos nos lembrar das senhas do cartão de crédito e do banco, mas agora temos uma infinidade de letras e números, em maiúscula e minúscula, com no mínimo 6 ou 8 caracteres que temos que nos lembrar. Haja memória pra tudo isso! É mais uma coisa que precisamos organizar para não atrapalhar a rotina corrida que temos.

A melhor maneira de organizar todas as senhas - profissionais e particulares - depende do tipo de rotina de cada um. Tem gente que trabalha em casa, outros passam o dia fora, outros que possuem secretárias para resolver assuntos particulares etc. E também existem diversos recursos para manter todas as senhas reunidas em um só lugar.

Se você usa muito o computador durante o dia, por exemplo, pode reunir as senhas em um documento do word e criptografá-lo. Assim, você só precisará se lembrar de uma senha para conseguir abrir o documento. Pode também utilizar os diversos gerenciadores de senhas que existem na web, basta fazer uma rápida busca e escolher o que preferir: muitos são gratuitos, alguns são programas que podemos acessar de qualquer lugar online, outros são programas que precisam de download para o seu computador. São seguros e práticos para quem tem acesso ao computador ou internet o dia todo.

Existem ainda aquelas pessoas que preferem o velho caderninho de anotações - como eu! Não gosto de manter nada arquivado somente no computador: e se der algum problema sério e corromper tudo? E se for roubado? Minhas fotos, por exemplo, tenho em um programa online (na nuvem) e no HD externo, mas isso é assunto pra outro post, prometo!

Tenho todas as senhas guardadas em um caderninho pessoal, que fica sempre em casa, mas longe do computador. Como eu trabalho em casa e não tenho diversos empregados, nem recebo muita gente, não corro risco de alguém encontrar. Só eu e meu marido sabemos onde está. Mas quando estou na rua e preciso me lembrar da senha do banco e dos cartões de crédito, recorro ao celular. Eu salvo as senhas em códigos como um contato na agenda, mas só essas de banco e cartão, que são o que preciso quando estou na rua. Nada muito elaborado, mas também nada que um ladrão vá entender. É só abreviar o nome do banco ou do cartão para 2 ou 3 letras. Foi uma maneira simples que inventei para quando minha memória falhar e tem dado certo. Já tive um celular roubado e o ladrão não decifrou nada!

Tento também não criar uma senha para cada necessidade, sei que não é seguro termos apenas uma senha para tudo, mas também não acho prático ter mais de 5 ou 6. Quando preciso criar uma nova senha misturo duas ou mais e crio uma nova. Assim, dá pra se lembrar da maioria delas.

E você, como faz pra organizar suas senhas?


Nenhum comentário:

Postar um comentário