http://thecutestblogontheblock.com/backgrounds/paisley-sweetheart

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Projeto de Organização: documentos pessoais e da casa

Uma querida cliente estava precisando colocar em ordem os papéis da casa e me pediu ajuda. Ela ainda não tinha se adaptado a um método para organizar tanto os papéis pessoais (certidões, certificados, diplomas, etc) quanto os da casa (contas, recibos, comprovantes, cartões de crédito, documento do carro etc.), por isso precisamos trabalhar juntas em todas as etapas.

O primeiro passo no processo de organização é sempre separar o que não é mais necessário e, portanto, vai para o lixo ou pode ser doado (no caso de roupas e objetos), do que vai ficar. E assim começamos nosso projeto, abrindo bolsas, pastas e onde mais tivesse papel, e selecionando por categorias o que ficava e o que era lixo. Logo no primeiro dia, enchemos várias sacolas de papel que podia ser descartado:

Categorizando os papéis: cada pasta ou caixa com um tipo de documento


Cada cantinho é aproveitado pra criar "montinhos" de papéis de diferentes categorias e não se misturarem


Lixo do 1o. dia

Esta primeira etapa pode ser um pouco angustiante para quem não está acostumado a se organizar, já que parece que a bagunça fica pior do que estava. Mas essa é a melhor maneira de categorizar: colocando os objetos semelhantes ou papéis do mesmo assunto reunidos, formando vários "montinhos", tomando o cuidado para eles não se misturarem. Escrever o tipo de objeto ou assunto dos documentos num post-it colado em cada "montinho" ajuda a não confundir e a lembrar o que é cada um, caso este processo dure alguns dias.

Conforme as categorias vão sendo criadas, já dá pra ir definindo onde será guardado: pasta, caixa, cestinha etc. Gosto de guardar documentos em pastas, de preferência aquelas sanfonadas, com várias divisórias dentro. A pasta de contas, por exemplo, funciona muito bem nessas, onde cada divisória pode ser uma conta.

Cada "montinho" de papel é uma categoria diferente


Viu como vai ficando organizado?


Pasta de contas: cada divisória, uma conta.

Aproveitei as pastas que a cliente já tinha para guardar os documentos depois de selecionados. Etiquetas de identificação ajudam muito a manter tudo em ordem, inclusive para outras pessoas da casa também ajudarem na organização.

Pastas e etiquetas são essenciais para organizar documentos


Utilize as pastas que você já tem!

Se você precisa organizar os documentos da sua família, me peça uma ajuda! casacaprichosa@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário